Translate

terça-feira, 12 de setembro de 2017

SER PET E A PARTE MAIS PRIMITIVA DO CÉREBRO.

A EVOLUÇÃO DA  HUMANIDADE!



Somos animais! Somos animais racionais! Por mais que esqueçamos às vezes desta afirmação, é algo que não podemos fugir. 
A evolução da humanidade se deu em dois aspectos: o material, biológico e o psicológico e espiritual:
  • O material, biológico- De estruturas mais simples ao homem, de unicelulares ao homo-sapiens, o homo-noéticos. Os Sioux, sabiam desta verdade, e para a iniciação do guerreiro, além de caçar, casar, ele tinha que conhecer seu animal interno, seu animal de poder (Xamanismo)1. O encontro com este animal era libertador , pois gerava um auto-conhecimento e a busca de se adequar na caça ao seu animal interno. Também além de toda a parte mística, existem evidências biológicas da evolução humana de formas mais simples, para a mais complexa que é o homem. 
    Um exemplo é o cérebro humano que é tripartido, temos o Complexo Reptiliano, O Sistema Límbico e o Neocortex. O Complexo Reptiliano, é a parte mais primitiva, animal do homem, ela é instintiva, emoções primitivas, medo, dor, prazer, fome, necessidades fisiológicas etc. Já o Sistema Límbico está ligado aos mamíferos, as emoções. O Neocortex é responsável pela razão. Mostrando a evolução humana de animais em que só a autopreservação importava, mamíferos, até o homem. Estas três partes trabalham em conjunto, ora podendo se manifestar de forma mais forte uma parte, ora outra.

  • A evolução psicológica e espiritual- Quando nos debruçamos no estudo da psiquê humana, temos dois nomes fundamentais Freud e Young. O primeiro, pai da psicanálise, descobriu uma parte no homem que até então não se tinha buscado, o inconsciente, como um iceberg em que só a ponta é a vida consciente e a maior parte da pedra de gelo, o inconsciente. Young já amplia o conceito de consciente e inconsciente, defendendo um inconsciente individual e um coletivo.

    • Inconsciente pessoal e coletivo em Young- "Segundo Jung, dentro do inconsciente podemos considerar conteúdos do inconsciente pessoal e inconsciente coletivo. Sendo que, por inconsciente pessoal temos as disposições adquiridas de experiências pessoais, e por inconsciente coletivo as disposições herdadas de um manancial alimentado e pertencente à coletividade." 2  Gostei muito desta conceituação, simples, direta e objetiva, por isso a transcrevi. 
    • Inconsciente coletivo como arquivo pessoal das experiencias de outras encarnações- O que defendo aqui- sei que serei crucificado pelos ortodoxos mas não se pode mais negar a reencarnação na formação da psiquê humana; é que este inconsciente ao invés de ser o inconsciente da raça humana, mas o inconsciente do indivíduo nas várias encarnações que teve, desde vegetal- que começou a descobrir a vida e a sensibilidade; passando pelos animais mais simples, animais mais complexos até assumir a forma humana. É coletivo, pois passou pela história da humanidade nos vários momentos em que viveu. Somos herdeiros de nós mesmo! Temos dentro de nossas memórias, vivências primitivas de quando éramos animais, e esta pode se manifestar em alguns momentos... "Indispensável , porém , ter se em mente a presença do Espírito, que transcende aos efeitos e passa a exercer a função de inconsciente, depósito real de todas as experiências no larguíssimo trajeto antropossociopsicológico, de que se faz herdeiro nos sucessivos empreendimentos das encarnações." Joanna de Angelis. Vida: Desafios e Soluções. Cap 7.
Vimos que temos dentro do nosso cérebro, os vários estágios da evolução: o cérebro tripartido: complexo reptiliano, sistema límbico e o neocortex. Abordamos que as três partes trabalham em conjunto, podendo ora se manifestar mais um, do que o outro. Abordamos também a evolução psicológica e espiritual do homem, através da análise do consciente, inconsciente pessoal e coletivo feita por Young, e abordamos uma nova leitura de que as experiências de outras encarnações são guardadas no inconsciente coletivo.
Vivenciar a sexualidade na figura de um pet, muitas vezes e colocar para fora algo que já se foi no passado, só que hoje de forma mais plena e consciente, pois agora com o uso da razão e dos sentimentos. Não é algo alheio ao homem mas parte de sua história para se tornar o que é. Lembremo-nos sempre: SOMOS HERDEIROS DE NÓS MESMOS!
Vivamos como nos sentimos bem- tendo sempre a responsabilidade pessoal de não perdermos a própria identidade!

Marcelo Santos

Sugiro uma palestra sobre "Inconsciente Coletivo, Arquétipos e Espiritismo" - Marlon Reikdal - Joanna de Ângelis



Nenhum comentário:

Postar um comentário