O BEM E O MAL NAS IDÉIAS FIXAS!
O ser humano , diferentemente do que muitos pensadores defendiam- importante que eles refletiam a sua época e o estágio de evolução em que estava a humanidade- é um ser que além da sua capacidade interior , se abre para o universo e recebe influências das mais diversas! Uma das situações das mais perigosas e também inventivas da mente humana são as idéias fixas, as obsessões.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh_F3LwwY2l87SwBKEhSsoI87upecxkgAMhJ5lDky2LQq5F28AHVw3dPKP1SOV2kuUVW59NPGt8Mana9yqbKJp_oG_Xj01S9WComut6z1fO5Efll164YajymBGPwup3-WUgFGmEUuSY2zkC/s1600/newton.png)
Ou seja, idéias fixas contribuíram para a ciência para as artes, mas também existe o aspecto negativo e perigoso!
Idéias fixas em relação a si. Quando a pessoa está em estado profundo de esgotamento físico e mental, pode acontecer de começar a ter idéia fixa de suicídio, de morte. Pensamentos sombrios, como acabar com a vida e de pessoas da família e etc. Temos conhecimento de famílias dizimadas por alguém que movido por um desejo quase incontrolável de morte e assassinato.
O esgotamento físico e mental é algo extremamente perigoso, porque as defesas psicológicas enfraquecidas e o desejo de morrer- como alívio da dor; pode desencadear tragédias!
Neste nível de esgotamento é quando se utiliza a técnica de "lavagem cerebral", a pessoa com as bases da existência desconstruída: valores, sentimento e crenças, é facilmente induzida a acreditar no que o doutrinador deseja, a pensar, se comportar e a sentir como ele quer! Uma outra forma de indução de idéias fixas acontece de forma espiritual.
Gostaria que nesse momento amigo leitor deste blog, permita-se pensar que não estamos sozinhos neste mundo- não é porque não vemos que não existe. Existe um tipo de controle espiritual que faz com que pessoas tenham comportamentos e pensamentos induzidos. Isto se chama obsessão.
"Trata-se do domínio que alguns Espíritos podem adquirir sobre certas pessoas."1
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidGab6qM2m87hyrFkKcWn5s7GXM3eCbELEFjSvm9RvjPAc7wyZIpSn-XgSlDFix9abG-xCQn1RQoeXhiMuT8RDDOOpCzW7d0YYUKGDlFEcmteoHjp4F4RVoUVJTedALD9-nEoNHDMs3SUw/s1600/obsess%25C3%25A3o+1.jpg)
Obsessão simples- " A obsessão simples verifica-se quando um Espírito malfazejo se impõe a um médium, intromete-se contra a sua vontade nas comunicações que ele recebe, o impede de se comunicar com outros Espíritos e substitui os que são evocados."(Livro dos Médiuns número 238) .
A pessoa tem consciência que está sendo importunada e que tentam imprimir em seus sentimentos não pertence a ela, mas a um Espírito, ou outro nome que queira dar, que está atrapalhando. O indivíduo tem plena consciência que algo errado está acontecendo.
Fascinação- " A fascinação tem conseqüências muito mais graves. Trata-se de uma ilusão criada diretamente pelo Espírito no pensamento do médium e que paralisa de certa maneira a sua capacidade de julgar as comunicações. O médium fascinado não se considera enganado. (L.E 239)
A pessoa fascinada acredita que é o melhor, o Espírito que o fascinou, o cega, ela perde a noção da realidade, só se imaginando o melhor dos melhores- The Best. Por perder a capacidade de julgamento é facilmente manipulado, podendo gerar consequências terríveis.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhx4W4dJ8H7hu83cxBgL_ZOFrmfJsz2zKD-jdpvv5vAxS2qolRKsBZa6BCx90R2KujYQSzSObl4g2bFRIWBITGKfp70uy3tSpn7Ykl0EkAKLJuBFGbte86YACVdCqXv5q_QtvxCRwXmBmCj/s320/obssess%25C3%25A3o+por+jubjuga%25C3%25A7%25C3%25A3o.jpg)
A subjugação é o que os evangélicos e católicos chamam de possessão, está totalmente dominado, possuído. Ele pode cometer atos contra a sua vontade, inclusive crimes e assassinatos.
O que tudo isto tem a ver com o BDSM?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhZmgd9SPxoNtUujDJ32jllz3tkc6FIiikJwVbZvoo8VuysDqyd-9M9YADtJDNe9SGJ4X1mtsUvSMe-IYFYkAm6dKdqtwsPqZ9q0QpmIrU1kFlE9U54g2TJ_hUqGgFV4NdHkR7GPIsTKlV3/s1600/ssc.jpg)
Já os bdsmers experientes podem também sofrer de idéias fixas e obsessões psicológicas ou espirituais. Uma mais comum é a fascinação- vou usar uma expressão comum no Brasil:" A última bolacha do pacote." Ou seja, o supra sumo das subs, ou dos Doms, Dommes. Por mais que conheçamos algo, sempre temos que aprender, e devemos ter humildade intelectual! Não somos os melhores, mesmo que busquemos fazer tudo da melhor forma.
Devemos ter como base que a relação BDSM deve ser são, segura- dentro dos riscos naturais da relação; e consensual- ou seja, nada que fira a livre manifestação de escolha. Se por algum modo a liberdade de escolha de um indivíduo fica prejudicada, seja por doença: psicose, esquizofrenia, bipolaridade ou outra situação, ou por manifestações de controle espiritual. A consensualidade fica prejudicada. Por isto é importante que os bdsmers além de lerem e se informarem muito devem ter sensibilidade para perceber o que não está bem e buscar ajudar ou se afastar.
Espero que este texto tenha ajudado a alguém, seus comentários são bem vindos!
Um abraço
Marcelo Santos
Vídeo sobre obsessão e transtornos mentais com Divaldo Franco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário