O BEM E O MAL NAS IDÉIAS FIXAS!
O ser humano , diferentemente do que muitos pensadores defendiam- importante que eles refletiam a sua época e o estágio de evolução em que estava a humanidade- é um ser que além da sua capacidade interior , se abre para o universo e recebe influências das mais diversas! Uma das situações das mais perigosas e também inventivas da mente humana são as idéias fixas, as obsessões.
Inventivas porque se Isaac Newton não tivesse a idéia fixa de entender sobre a lei da gravidade, podiam cair mil maçãs na sua cabeça que nada aconteceria, ou Benjamin Franklin com a energia elétrica, soltando uma pipa com uma chave amarrada nela...ou Beethoven que tomado pela música compunha enquanto andava nas ruas, como um louco!
Ou seja, idéias fixas contribuíram para a ciência para as artes, mas também existe o aspecto negativo e perigoso!
Idéias fixas em relação a si. Quando a pessoa está em estado profundo de esgotamento físico e mental, pode acontecer de começar a ter idéia fixa de suicídio, de morte. Pensamentos sombrios, como acabar com a vida e de pessoas da família e etc. Temos conhecimento de famílias dizimadas por alguém que movido por um desejo quase incontrolável de morte e assassinato.
O esgotamento físico e mental é algo extremamente perigoso, porque as defesas psicológicas enfraquecidas e o desejo de morrer- como alívio da dor; pode desencadear tragédias!
Neste nível de esgotamento é quando se utiliza a técnica de "lavagem cerebral", a pessoa com as bases da existência desconstruída: valores, sentimento e crenças, é facilmente induzida a acreditar no que o doutrinador deseja, a pensar, se comportar e a sentir como ele quer! Uma outra forma de indução de idéias fixas acontece de forma espiritual.
Gostaria que nesse momento amigo leitor deste blog, permita-se pensar que não estamos sozinhos neste mundo- não é porque não vemos que não existe. Existe um tipo de controle espiritual que faz com que pessoas tenham comportamentos e pensamentos induzidos. Isto se chama obsessão.
"Trata-se do domínio que alguns Espíritos podem adquirir sobre certas pessoas."1
De acordo com os Livros dos Médiuns existe três tipos de obsessão: obsessão simples, fascinação e subjugação.
Obsessão simples- " A obsessão simples verifica-se quando um Espírito malfazejo se impõe a um médium, intromete-se contra a sua vontade nas comunicações que ele recebe, o impede de se comunicar com outros Espíritos e substitui os que são evocados."(Livro dos Médiuns número 238) .
A pessoa tem consciência que está sendo importunada e que tentam imprimir em seus sentimentos não pertence a ela, mas a um Espírito, ou outro nome que queira dar, que está atrapalhando. O indivíduo tem plena consciência que algo errado está acontecendo.
Fascinação- " A fascinação tem conseqüências muito mais graves. Trata-se de uma ilusão criada diretamente pelo Espírito no pensamento do médium e que paralisa de certa maneira a sua capacidade de julgar as comunicações. O médium fascinado não se considera enganado. (L.E 239)
A pessoa fascinada acredita que é o melhor, o Espírito que o fascinou, o cega, ela perde a noção da realidade, só se imaginando o melhor dos melhores- The Best. Por perder a capacidade de julgamento é facilmente manipulado, podendo gerar consequências terríveis.
Subjugação- " A subjugação é um envolvimento que produz a paralisação da vontade da vítima, fazendo-a agir malgrado seu. Esta se encontra, numa palavra, sob um verdadeiro jugo. A subjugação pode ser moral ou corpórea. No primeiro caso, o subjugado é levado a tomar decisões freqüentemente absurdas e comprometedoras que, por uma espécie de ilusão considera sensatas: é uma espécie de fascinação. No segundo caso, o Espírito age sobre os órgãos materiais, provocando movimentos involuntários. No médium escrevente produz uma necessidade incessante de escrever, mesmo nos momentos mais inoportunos. Vimos subjugados que, na falta de caneta ou lápis, fingiam escrever com o dedo, onde quer que se encontre, mesmo nas ruas, escrevendo em portas e paredes." (L.E 240)
A subjugação é o que os evangélicos e católicos chamam de possessão, está totalmente dominado, possuído. Ele pode cometer atos contra a sua vontade, inclusive crimes e assassinatos.
O que tudo isto tem a ver com o BDSM?
Muitos que adentram no BDSM por curiosidade ou por se descobrirem, podem incorrer no problema da idéia fixa seja em relação a uma prática, ou em relação a uma pessoa- seja Domme ou Dom. Neste ponto temos um problema, pois alimentada esta idéia pode levar a uma verdadeira obsessão (digo neste caso obsessão psicológica). Caso a relação com o Dom, Domme não frutifique, o indivíduo começa a perseguir a seguir, podendo levar a consequências desastrosas. Conheço caso de DOMs e Dommes que perderam o emprego e a família por causa de obsessões de subs, descobrindo o face baú, telefone da casa etc... Não estou abordando a obsessão espiritual- sei de caso de irmã de coleira que jogou ácido no rosto da outra!! Cuidado!
Já os bdsmers experientes podem também sofrer de idéias fixas e obsessões psicológicas ou espirituais. Uma mais comum é a fascinação- vou usar uma expressão comum no Brasil:" A última bolacha do pacote." Ou seja, o supra sumo das subs, ou dos Doms, Dommes. Por mais que conheçamos algo, sempre temos que aprender, e devemos ter humildade intelectual! Não somos os melhores, mesmo que busquemos fazer tudo da melhor forma.
Devemos ter como base que a relação BDSM deve ser são, segura- dentro dos riscos naturais da relação; e consensual- ou seja, nada que fira a livre manifestação de escolha. Se por algum modo a liberdade de escolha de um indivíduo fica prejudicada, seja por doença: psicose, esquizofrenia, bipolaridade ou outra situação, ou por manifestações de controle espiritual. A consensualidade fica prejudicada. Por isto é importante que os bdsmers além de lerem e se informarem muito devem ter sensibilidade para perceber o que não está bem e buscar ajudar ou se afastar.
Espero que este texto tenha ajudado a alguém, seus comentários são bem vindos!
Um abraço
Marcelo Santos
Vídeo sobre obsessão e transtornos mentais com Divaldo Franco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário