Translate

sábado, 1 de outubro de 2016

BDSM: PARA UMA NOVA ÉTICA 1!

UBERMENSCH- PARA ALÉM DO HOMEM, NOVAS PERSPECTIVAS PARA A ÉTICA!



Quando li um texto no blog "SENHORA DO CASTELO" 1, sobre a "Vontade de Poder " um dos pilares da obra magnífica e intrigante de Nietzsche, as minhas raízes nietzschianas começaram a se mover dentro de mim. Fui reler "Crepúsculo dos Ídolos", "Genealogia da Moral", "Assim Falou Zaratustra", como também peguei Deleuze em "Nietzsche e a Filosofia". Uma volta ao passado de quando me debrucei ao estudo desta dinamite, que é este pensador!

Para começarmos a pensar em uma nova ética ligada ao BDSM, precisamos conhecer mais sobre este pensador Alemão. Existem três chaves para começarmos a estuda-lo - como diz o Prof Clóvis de Barros Filho da USP.


 NIILISMO- Diferente da posição convencional , que vê o niilismo como sendo indivíduos que não tem valores superiores, este filósofo defende que para ele NIILISTA SÃO AQUELES QUE POSSUEM VALORES SUPERIORES, TODOS QUE TEM IDEAIS. Exemplo seriam os cristão, os comunistas... Contudo, para este homem dinamite, todos estes que assim fazem cometem um crime (estou sendo suave, ele é mais duro), negam a vida, a terra, os afetos , as energias vitais. São subvertores da vida! Em nome do céu, nega-se a terra, em nome de uma sociedade sem classes- o socialismo- nega-se a vida como ela é. NEGA-SE OS CORPOS E OS SEUS DESEJOS. Para ele 3 foram os que prostituíram a vida:
  • Platão/Sócrates- elaborou uma filosofia em que havia o mundo sensível e o mundo inteligível. O primeiro seria o mundo da ilusão, o segundo o das idéias o verdadeiro. O mito da caverna é o exemplo clássico- as sombras na caverna é o mundo da ilusão a que estamos submetidos. Ele de acordo com este pensador;"Blasfema contra a terra em detrimento do mundo das ideias!"
  • Aristóteles- elabora o conceito de cosmos, uma grande engrenagem universal, O conceito de harmonização, somos uma peça da idealidade cósmica. Também este escravizou a vida com a idéia de cosmo.
  • Os Monoteísmos- também estes escravizaram a vida em nome de uma vida espiritual , de um céu. Inventaram um ideal para negar o real, o céu nega a terra! Em nome da vida espiritual nega-se a vida na terra , suas paixões e pulsões! Os monoteísmos defendem que fora da vida na terra é melhor. A pessoa vive a vida inteira pensando em um lugar melhor e deixa de viver aqui.



A MORTE DOS DEUSES- "Porque Deus morreu!" Defende o pensador alemão, Para ele é necessário ter uma nova forma de pensar sem a estrutura religiosa do pensamento. Devemos lutar contra todas as muletas metafísicas, e viver a terra, suas paixões, viver o presente. No "Crepúsculo dos ídolos" ele aborda muito bem isto.

Ele então propõe a filosofia do martelo. Martelar todos os ídolos, todo tipo de poder mental que escraviza a vida, quebrar, esmiuçar, tornar em pó!

EM QUE CONSISTE O MUNDO DA VIDA-  A vida consiste de energia, em corpos viventes, elan vital- TESÃO PELA VIDA- VONTADE DE POTÊNCIA.  Esta busca mais Vontade de Potência. Energia que busca mais energia, vontade de viver! Para ele existem dois tipos de força:
  • Ativa- O forte é preferencialmente movido por forças ativas, é o que faz, realiza, cria, transforma, molda, modifica, comanda, domina!
  • Reativa- É o que reage, é comandado, é transformado se submete aos sistemas. O fraco é preferencialmente reativo que se une com reativos contra os ativos, um submisso da vida!


Todos nós somos movidos por forças ativas e reativas só que uma delas prevalece sobre a outra. Enquanto o ativo é alegre o reativo é esperançoso, o ativo faz o reativo critica,  o ativo inventa o seu caminho o reativo segue caminhos seguros e amaldiçoa o ativo,  o reativo tem muitos amigos reativos e combatem o ativo, já o ativo é solitário- pois ele brilha e duas estrelas se repelem!

(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário