Translate

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

MUDANÇA DAS RELAÇÕES LONGAS PARA RELAÇÕES SIGNIFICATIVAS.

RAZÃO E SENSIBILIDADE!



A época em que vivemos tem suas peculiaridades, pois se antes os relacionamentos eram longos- mais importante que o amor era a estabilidade e a família em detrimento da felicidade pessoal.; hoje os relacionamentos são liquefeitos, ou seja sem estabilidade, mas com a busca profunda do prazer e do encontro, contudo sem uma duração longa... feliz quem encontra a sua outra metade e tem uma relação longa e realizada.



A grande questão é porque isto chegou neste patamar... Acredito que no movimento dialético da história em oposição a profunda repressão de épocas anteriores, em que as instituições eram mais importantes que o indivíduo e seus desejos, chegamos nestas relações liquefeitas como diz Zygmunt Baumann. Mas se as relações mudaram em decorrência da mudança social, da velocidade da vida, da busca pelo prazer, nem por isso o interior do ser humano mudou... somos sensíveis e sonhadores e acreditamos em cinderelas e príncipes encantados!



A sensibilidade humana e o seu inconsciente com linguagem simbólica, busca o amor e ser amado, busca o desejo e ser desejado... sonha com a lua como nossos antepassados nas cavernas, o cheiro nos traz lembranças, a música-poema da alma- nos remete a passados felizes ou não. O mundo mudou , as relações mudaram... mas o nosso interior não!



Sentimo-nos inadequados, como se estivéssemos parado no tempo errado, a solidão vem avassaladora, o tarja preta, a droga ou o álcool se tornam amigas de um mundo em que temos que viver, mas a nossa sensibilidade rejeita!



As reações diante deste dilema: uns se fecham, tornado-se cada vez mais isolados, embora viva em sociedade, outros partem para extravasar- aí vemos muitos excessos e violência desmedida, como a dizer; "odeio o mundo como está estruturado!"



Uma resposta que encontrei desse descompasso da sensibilidade com a realidade, foi pensar nela: escrevendo, dando palestras , ajudando outros e tentar dentro do possível ser feliz , vivendo meus sonhos e fantasias sem prejudicar ninguém, como já dizia minha avó:"A casa de um homem é o seu castelo!" Sou o rei do castelo! 

Vivamos e deixemos viver!  Sejamos felizes!



Indico esta musica dos Scorpions- existem momentos que valem milhões de anos e marcam a nossa alma, mais forte que anos de relacionamentos! Vale a pena ouvir!


A MOMENT IN A MILLIONS YEARS






Um vídeo abaixo, que analisa a relação amor e sexo, para um maior aprofundamento! Com a historiadora Mary Del Priore*












Marcelo Santos  





Nenhum comentário:

Postar um comentário