NOVOS TRANSTORNOS!
Com o surgimento da internet 1, de forma mais contundente nos anos 80 e explodindo nos 90, surgiu novas formas de comportamento e novos transtornos também: vigorexia, nomofobia, fomo, burn out, google effect entre outros...
Vigorexia 2- Se o narciso da mitologia grega vivesse nos dias de hoje, provavelmente não teria definhado, apaixonado pela própria imagem refletida na lagoa de Eco, mas seria refletida na internet, face, google+, whatttsapp etc...A vigorexia são as barbies e os kens humanos, pessoas viciadas na estética e colocam isto ostensivamente na internet.
Nomofobia 3 - O médico Ivan Pavlov *- cujos cachorros, acostumados a ouvir uma sineta ao ser alimentados , começavam a salivar toda vez que ouviam o barulhinho, estando o prato cheio ou não. pois bem , cem anos depois dessa experiência, pode-se afirmar que os nossos celulares viraram grandes bifes suculentos, enquanto nós seres humanos modernos, viramos cães insaciavelmente gulosos. basta ouvir um"pim"vindo do aparelho para interromper o que estamos fazendo e checar nossos telefones, como totós esperando por um biscoito. Trata-se de um reflexo condicionado, sempre em busca de novos posts, novos comentários, novas mensagens. Ficar sem conexão ou bateria, é algo trágico que mexe demais com o emocional.
Burnout 4- Imaginemos após um dia de trabalho os seus neurônios resolvam cruzar os braços , entrar em greve e dizer: "Chega, não aguentamos mais!"É quase isso o que acontece na síndrome de burnout, nome para denominar esgotamento físico e mental. provocada na sua grande maioria das vezes por excesso de atividades ou más condições de trabalho ou de vida.
uma pesquisa da Universidade de Harvard, provou que se a pessoa estiver escrevendo, falando no telefone no whattsApp, ou seja fazendo três tarefas ao mesmo tempo, seu quociente de inteligência baixa de cinco a sete pontos.
Fomo 5 - Somos bombardeados o tempo todo com o jantar de fulano no instagram, a viagem do beltrano no facebook, a festa de sicrano e você em casa de pijama. parece que ninguém fica de pijama, ou vai no banheiro, ou lava louça. Nunca ví ninguém postando que estava passando roupa. Só mostramos o que interessa e ainda retocado...Gera a idéia de que só você não está vivendo, todos se divertindo. Pode causar uma grande frustração!
Google effect 5- Ao nos conectarmos nosso cérebro reage de forma semelhante ao de alguém que consome algum tipo de droga. Sabe-se que, depois de 8 minutos , uma dose considerável de dopamina- neurotransmissor ligado a sensação do prazer- começa a ser liberada. Este é o aspecto bioquímico. Mas há ainda o aspecto psicológico quando a pessoa não tem uma vida rica de sentido e significado, assume uma nova personalidade na internet, e tem uma vida dupla: a real e a virtual (dupla personalidade). Outro aspecto preocupante é por termos acesso a informações através da internet, nos tornamos repetidores de dados, sem uma análise crítica. Isto ao longo do tempo vai nos deixar cada vez mais dependentes e não mais pesquisadores e pessoas que buscam o conhecimento.
Este foi alguns alertas para não ficarmos escravos da tecnologia, sejamos bdsmers e livres!
Vídeo sobre a dependência da internet. Vale a pena ver e analisar.
Marcelo Santos e Julia Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário