Translate

quinta-feira, 8 de junho de 2017

A MORTE DO HOMEM CORDIAL- O BRASILEIRO!

A MUDANÇA NA CARACTERÍSTICA PSICOSSOCIAL DE UM POVO.





Quando o historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda escreveu o livro "Raízes do Brasil", e em especial o capítulo " O Homem Cordial", ele mostrava um brasileiro solícito, amigo, amante da paz e do prazer. Walt Disney quando esteve no Brasil se impressionou tanto com o traquejo do carioca que fez o Zé Carioca, um boa praça. Contudo isto mudou!
 Verificando os níveis de violência do Brasil e em especial do Rio de Janeiro, verifica-se que mata-se mais em nossa nação e na "Cidade Maravilhosa" do que em muitas guerras! O que aconteceu?! O que gerou essa mudança na estrutura psicossocial do brasileiro?
Muitos são os fatores: a injustiça social, o tráfico de drogas e armas, a corrupção e a impunidade.

Injustiça Social - O que acalenta uma sociedade é saber que se alguém estudar, ou trabalhar com afinco, vai galgar as posições melhores da sociedade. Contudo hoje em nossa "pátria amada", a maioria trabalha com afinco e de sol a sol e só ganha o suficiente para viver- escravidão moderna! Os que estudam e até passam em concursos público, mas não são chamados- não existe lisura nas chamadas, embora exista uma lei a 8666. Há exceções, pessoas que conseguem galgar posições de destaque, mas as exceções confirmam a regra!!! Temos muita injustiça social em nosso país, poucos detêm a maior parte da renda do país enquanto a maioria sobrevive! VIDA DE GADO!!

Tráfico de Drogas e Armas- Na época dos militares cometeram um grande equívoco, colocaram junto o criminoso comum e o preso político- normalmente era um universitário ou pessoa com grande capacidade de convencimento e conhecimento de mundo. Surgiu então o Comando Vermelho, um grupo banditista com estrutura de guerrilha, hierarquizado e extremamente armado, que logo se proliferou em outros. embora não tenha ideologia- a não ser o lucro; mas com estrutura de guerrilha urbana. Conseguiram contatos em outros países para a compra de drogas e armas. Esses grupos invadiram primeiramente as capitais e depois todos o país. A violência da luta por territórios, contra a polícia e dos acertos de contas, atingiu de forma avassaladora o Brasil. Enquanto as políticas de segurança são regionais esses grupos são transnacionais- um país que perdeu o trem da história!

Corrupção- A situação é tão séria, que já houve um Governador que foi preso- usuário de drogas, cocaína; dava ordens para quando houvesse apreensão de coca , a mais pura fosse levada para ele. Um outro político fazia bacanais em sua casa e queimava as meninas com ponta de charuto! Rouba-se no país de forma descarada e os julgamentos tem tonalidade política. "O poder faz a verdade!" Infelizmente este estado de coisas, tem levado a uma revolta na população a ponto de estarmos vivendo uma convulsão social! Um povo cordial transformou-se em um povo revoltado!

Impunidade- Mata-se e vai preso e logo solto, rouba-se um Estado inteiro deixando-o falido e muito dos envolvidos soltos. Especula-se que um batalhão da polícia militar recebia 1 milhão de arrego (dinheiro pago a polícia com o objetivo de facilitar o tráfico de drogas e armas) para usar o caveirão (carro blindado da polícia militar) como apoio a determinado grupo de bandidos, nada é apurado e feito!! Uma nação que deixa seus filhos serem assassinados e não condena os responsáveis! Muito triste!

Amo o Brasil luto contra a corrupção desde 1998 de forma mais efetiva, já sofri atentados, exonerei muitas pessoas, invadiram minha casa...etc! Faço a minha parte, mas me entristece ver uma nação que é o coração do mundo desta forma, o Rio cidade onde nasci, servidores  do Estado se matando de desespero- não justifica, mas está acontecendo; e muitas "autoridades" vivendo na opulência enquanto o povo escravo e aviltado se revolta! Revolta do desespero!

O povo cordial transformou-se no revoltado! Não sei o que acontecerá, mas o histórico aponta para algo trágico!
 Deus nos proteja!



Marcelo Santos



Nenhum comentário:

Postar um comentário