Translate

quinta-feira, 21 de setembro de 2017

BDSM E A IMAGEM QUE TEMOS DE DEUS.

PRECISAMOS MUDAR A NOSSA IMAGEM DE DEUS

"Deus o educador sublime." Claudio Sinoti



A humanidade está evoluindo, por mais que tentemos argumentar que o ser humano em termos de comportamento moral continua o mesmo das cavernas, porém hoje não existe mais escravidão, a prática do duelo, que era uma legítima defesa legal da honra, foi abolida, a mulher vota, trabalha e delibera sobre a sua vida sexual e gestatória, as crianças tem direitos... Em termos tecnológicos ampliamos muito, se estão lendo esta página é porque existe computadores e a internet. A evolução é uma realidade! Porém, se o homem está cada vez mais ampliando a sua capacidade de conhecer e de se relacionar, a visão que muitos tem de Deus é medieval! Ainda concebemos dois caminhos céu e inferno e Deus como grande juiz, punindo quem agiu mau e premiando quem foi bom, muitos tem a imagem dentro de si de um homem idoso de barbas como Deus. 

A Bíblia- livro dos livros, memória da humanidade, mostra-nos várias faces de Deus, de acordo com o momento evolutivo da humanidade, vemos um Deus que mandava exterminar um povo, não deixando nada"


Samuel disse a Saul: 
1 Eu sou aquele a quem o Senhor enviou para ungi-lo como rei de Israel, o povo dele; por isso escute agora a mensagem do Senhor.

2 Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Castigarei os amalequitas pelo que fizeram a Israel, atacando-os quando saíam do Egito.
3 Agora vão, ataquem os amalequitas e consagrem ao SENHOR para destruição tudo o que lhes pertence. Não os poupem; matem homens, mulheres, crianças, recém-nascidos, bois, ovelhas, camelos e jumentos’ ".1 Samuel 15:1-3

Deus não precisa mandar matar, se ele quiser tirar a vida de alguém ele tira. Ele é todo poderoso! Estes textos refletem a visão que se tinham de Deus, belicoso e vingativo, fruto de uma época de homens que também eram assim!


Um outro momento dentro da história do cristianismo- pois podíamos falar de outras culturas e de outras visões, como a hindu ou a budista; é dos profetas. Agora não mais um Deus belicoso , mas que não tolera a injustiça social e a imoralidade! O profeta Amós compara as mulheres que viviam no luxo e insensíveis a necessidade do povo a vacas de basã- gordas, fúteis e ociosas! Deus não deixaria impune os que exploram o povo! Um Deus que se preocupa e pune os que não praticam a justiça social. Mudança de visão de mundo mudança da visão de Deus.


O terceiro momento é a pessoa do Mestre Jesus, que transformando a visão de se evitar o mal ( ética negativa) dos 10 mandamentos- Não matarás, não cobiçaras...etc, para uma ética positiva- amai o próximo como a ti mesmo, faça o bem... Mostra um Deus amoroso, não belicoso, não sanguinário, mas perdoador e misericordioso, que deseja do homem ética, respeito e amor para com ele e para com o próximo. 


O quarto momento é a da sistematização do espiritismo- a terceira revelação; que entende Deus além do que qualquer visão que conhecíamos e que deseja que vivamos a caridade ( amor àgape). O conhecimento, a moral , a ética  e o amor como base para a evolução humana. Sua preocupação maior é como o homem se relaciona com o seu semelhante. Conhecimento da reencarnação, do contato com os espíritos, a sexualidade humana é resultante da evolução individual de cada encarnado. Antes de repressão, acolhimento e amor. Uma nova visão de Deus, uma apreensão maior dos ensinamentos de Cristo. Conhecimento de um Deus de amor e de justiça.
Muitos bdsmers, embora pessoas extremamente esclarecidas em muitas áreas, mas continuam com uma fé infantil. Amam o BDSM , mas se culpam , se acham em pecado, se rejeitam! Caso a pessoa se descubra um bdsmer, urge ampliar a sua visão de Deus. Gera muita dor, ter práticas de dominação ou submissão, ou outro fetiche que se tenha, possuindo uma visão medieval de céu e inferno. De condenação aos pecadores ao fogo do inferno! 
Este mundo é de penas e expiações, já estamos sofrendo muito, se aceitar e ampliar a visão é fundamental, principalmente de Deus e das relações que temos com os nossos semelhantes. Lembremo-nos sempre, que a visão do Criador está muito relacionada a visão de cada época, de cada cultura e de cada pessoa!Cada um de nós está no caminho da evolução, devemos viver como nos sentimos felizes, contudo sempre respeitando o outro e agindo com amor! Já dizia Santo Agostinho:"Ame e fazes o que quiser!" 
Ampliemos a visão de Deus! Não estamos nos tempos da barbárie humana , nem na Idade Média, mas no séc XXI dominando o ciberespaço e a energia atômica.
Amemos e vivamos plenamente!
Um abraço!

Marcelo Santos

Obs- Gostaria de comentários para ampliarmos esta discussão!






Nenhum comentário:

Postar um comentário