Translate

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

BDSM- OUVIR A SI MESMO!

OUVIR A SI!

Muitos dos temas que abordo aqui, é uma leitura de um ponto, e não a posição final- quem sou eu para ser o que tem a posição final?!!! Deus na sua imensa sabedoria criou a multiplicidade dos seres para cada um no seu contexto ter a sua visão, e somadas a de outros dar a perspectiva maior! Muitos textos em construção, coloco o tema, para se alguém tiver mais tempo e condições de desenvolver , que o faça... Não haverá melindres ou ciumeira!

Este blog pode ser copiado, usado como fonte, se quiser dar os direitos autorais, ficarei agradecido, se não, sei que de alguma forma impactou quem leu.

O tema que abordo hoje, tem sido muito esquecido, pois desaprendemos a ouvir. Já dizia o mestre Rubem Alves, temos que ter um curso de escutatória...! Ensinar as pessoas a ouvirem umas as outras e a si mesmas. 


Somos a sociedade da palavra...todo mundo tem algo a dizer sobre alguma coisa, somos expert de tudo!!! Quando sabemos tudo , não sabemos nada, muitos são pessoas do achismo e do pitaco! Humberto Eco num rasgo de sinceridade e também de grosseria, abordou que as redes sociais deram voz  aos imbecis! 

Não concordo com esta posição, acho grosseira e parcial, mas muitas coisas que são escritas e ditas , deveriam ficar para a pessoa que escreveu, é desnecessário colocar, muitas abordagens são superficiais e parcimoniosas, simplesmente um conhecimento rasteiro, mas é o que temos para expressar o nosso entendimento da realidade. Contudo precisamos reaprender a ouvir.

Aprender a calar e ouvir! Difícil mas necessário, para entendermos o outro, muitas vezes o que querem é desabafar e falar... Mas precisamos aprender a ouvir! Entender quem nos fala. 

Ouvi de um psicólogo que vivemos uma época de monólogos simultâneos, cada um fala de algo em uma conversa e as pessoas imaginam que estão conversando, não ouvimos o que o outro fala, cada um fala de si e das suas lutas e desejos...Uma sociedade que desaprendeu a ouvir!

Contudo, o maior problema não é em não ouvir os outros, mas a si mesmo! Ficamos tão entretidos em ouvir e ver programas, videogames, filmes que não temos tempo para nós mesmos. Somos desconhecidos de nós... não sabemos quem somos, o que sentimos e nossos desejos... só que podemos fugir de todos menos de nós... o ser dentro de nós se manifesta seja em sonhos, em sentimentos de vazio e tristeza não temos como fugir.

Sugiro algumas dicas para se ouvir:

- Quando surgir aquela tristeza no coração fruto de alguma lembrança, se perguntar porque isto me faz sofrer, tive culpa na situação, o que posso fazer para amenizar esta dor;
- Buscar entender porque sente algumas coisas;
- Quais são os desejos em termos de sexualidade o que busca e te satisfaz, ser hetero, homo, ambos, bdsmer, age play, pet;
- O que fazer para ser mais feliz, o que fazer para ter paz no coração;
- O que é mais importante na vida, onde está o coração aí está o teu tesouro.

Temos o compromisso conosco de sermos felizes e realizados, ouçamos os outros e nos ouçamos, veremos que podemos melhorar muito a nossa qualidade de vida!

Um abraço

Marcelo Santos e Penélope Niki Pimenta

Nenhum comentário:

Postar um comentário