SABER É PODER!
Uma das grandes questões que temos não só no BDSM , mas na pós-modernidade, é a questão do conhecimento, poder e ética. Pois a máxima: "conhecimento é poder!" nunca como antes ficou tão patente, em uma época marcada pela informação.
A questão fica mais complexa quando tratamos de relacionamentos humanos, pois o ser humano por estar envolvido em muitas tarefas ao mesmo tempo, está perdendo o momento de refletir sobre si e sobre os seus afetos e desejos, a sociedade está tentando transformá-lo em "homo machine", homem máquina. Não é raro vermos filmes de ficção científica em que aparece um homem ou mulher meio homem e meio máquina em que o mais importante é a coletividade que o indivíduo. Não somos máquinas, por mais que tentem nos fazer sentir isto. Temos sentimentos, desejos, temos uma alma imortal! O conhecimento humano , sua tecnologia não pode ser usada para escravizar o homem.
Outra questão que se levanta quando abordamos esta temática é quando pessoas dentro de determinado segmento do conhecimento humano , usa o que sabe como arma contra quem não sabe, para oprimir e dominar de forma abusiva. No caso específico deste texto o BDSM.
Se tive condições, oportunidades, força de vontade, capacidade intelectual de dominar determinado conhecimento, não devo usá-lo para oprimir outrem. Se alguém tem conhecimento aprofundado do BDSM, deve usá-lo para que outras pessoas sejam esclarecidas. Se alguém começa a usar de forma leviana e irresponsável com o único intuito de vaidade pessoal e de promoção, será cobrado, senão agora mas em algum momento da sua vida.
Se saber é poder, saber também é responsabilidade, o conhecimento não pode ser usado como arma contra outras pessoas, mas como ferramenta de esclarecimento e abertura para novos horizontes.
Quanto mais se conhece mais responsabilidades se tem. Seja no BDSM, na psicologia, na filosofia, medicina e etc. Lembremo-nos sempre o mundo é mais do que aparenta, estamos rodeados como diz um pensador da espiritualidade "Por uma nuvem de testemunhas". Nada do que fazemos é oculto.
Se lhe foi dado a capacidade de ter conhecimento profundo sobre determinada matéria, use de forma ética e libertadora e não para vanglória pessoal. A palavra de ordem é "compartilhar!"
Parabenizo todos aqueles que dentro do BDSM, buscam cada vez mais esclarecer e ensinar de forma correta este mundo maravilhoso de prazeres sutis!
Um abraço cordial aos moradores de Narnia!
Marcelo Santos e Penélope Niki Pimenta
Nenhum comentário:
Postar um comentário