A DIFERENÇA ENTRE EMOÇÃO E SENTIMENTO NO BDSM!
Quando falamos de emoções e sentimentos, pensamos tratar como se fossem sinônimos, mas não são. Emoções são reações condicionadas, para determinadas situações- medo, raiva, fome, sede, são ações primárias e mais ligadas aos instintos, envolvem reações reflexas, envolvendo músculos, glândulas endócrinas e etc, os animais possuem emoções. Emoções são resposta bioquímicas e neurais baseadas nas memórias emocionais e surgem quando o cérebro recebe estímulo externo. "Em seu livro E-moções, Rodrigo Fonseca, especialista em Inteligência Emocional e Presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional (SBie), explica que “a palavra emoção vem do latim emovere. O ‘e’ significa ‘energia’ e ‘movere’ significa ‘movimento’.", ou seja, as emoções nos protegem , nos impulsionam, nos faz movimentar a vida. Há um tempo atrás surgiu um livro que fez uma nova abordagem das emoções: "Inteligência Emocional ".
Os sentimentos são diferentes, é uma segunda etapa, que envolve, pensamento, memória afetiva, experiências . Uma emoção pode gerar sentimentos que levam a mais emoções. "As emoções são reações inconscientes, enquanto os sentimentos são uma espécie de juízo sobre essas emoções.".
Uma emoção desenfreada e incontrolável pode gerar sentimentos confusos e danosos!
Quando temos uma relação seja baunilha ou bdsmer, temos emoções e sentimentos envolvidos, a atração sexual é instintiva, e normalmente esta primeira impressão é que atrai as pessoas. Na relação baú , existe a atração e o namoro etc... No BDSM, existe a negociação- algo mais racional e controlado, o namoro é substituído, pelo contrato e a colocação da coleira. Tudo feito sob controle, buscando colocar tudo as claras e se acontecer em uma sessão algo que vá além do suportável existe a safe-word.
Se as emoções são o início das relações- memória emocionais, algo instintivo, que gera a ação; os sentimento já é um segundo momento. Se na relação baunilha podem ser intensas, no BDSM pela entrega e a relação de troca de poder, a dor-prazer, elas se potencializam demais.
Uma relação D/s é algo muito forte , só os fortes conseguem suportar, e podem experimentar desde o céu ao inferno, o prazer além do normalmente conhecido e a dor profunda! Tudo é feito e sentido com muita intensidade!
Por sermos energia quando nos relacionamos com o outro ocorre a troca, as emoções e os sentimentos imprimem a energia vibratória do que se sente, no perispírito. Uma sessão marcada pela indiferença, raiva ou desprezo, irá marcar em ambos estas sensações, e algo que deveria ser plenificante se transforma em frustração e dor. E isto irá com as pessoas enquanto persistirem estas marcas emocionais. Já uma sessão marcada pelo respeito, amor e confiança, gerará maior entrega plenificação, prazer e harmonização.
Nossas energias mostram o que sentimos, e o outro de forma inconsciente absorve e responde a estas energias.
Uma relação sexual é muito mais do que só o encontro de corpos, mas de energias, de almas.
O que temos levado para a nossas relações? Por que algumas relações são tão tóxicas? Levamos o que temos em nossos corações, e podemos prejudicar o outro sem nele tocar, como também podemos ser prejudicados.
As relações tóxicas são aquelas marcadas por sentimentos negativos, que vão desestabilizando a pessoa e gerando doenças terríveis, entre elas o câncer.
Quer ser saudável, seja bdsmer ou baunilha, viva plenamente a sua sexualidade e os seus sentimentos, nada de ficar culpando os outros pela sua infelicidade, se algo não está bom, recomece! Recomece sempre se for o caso! Nunca desista de ser feliz e de amar, pois para isto nascemos, não viemos a Terra para termos muito dinheiro, ou propriedades, mas para sermos felizes, fazermos o bem e evoluirmos!
BDSM é realização e plenificação não só física , mas afetiva, sexual. Quando se relacionar com alguém, que a vibe ( energia envolvida) seja boa, saudável, para não se transformar em algo doentio e tóxico. Felicidades!
Vídeo sobre a "Pedagogia do olhar de Rubem Alves". A Educação precisa não só ensinar a pensar , mas a sentir, por isso a falência da escola como a vemos hoje!
Palestra sobre emoção e sentimento abordando os relacionamentos e a espiritualidade, com a palestrante Marlene Saes, já recolhida a espiritualidade em 13/11/2014.
MARCELO SANTOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário