Translate

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

FENÔMENOS E ACIDENTES QUE INTERFEREM NA PSICOSFERA COLETIVA!

QUATRO ANOS DO ACIDENTE DA BOATE KISS!


Existem acidentes que atingem não só as famílias dos envolvidos na tragédia, mas toda uma nação. Este é o caso da boate Kiss que matou 240 pessoas e feriu 680 na cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul, no dia 27 de janeiro de 2013, matando parte da alegria de uma cidade. O maior incêndio em quantidade de vítimas No Brasil, contudo mesmo diante de tanta dor e tristeza, a justiça lenta e protelatória não pune os devidos responsáveis, levando a termo uma ferida aberta em nossa terra. 

Existem tragédias que ecoam na alma de nosso povo que drenam e diminuem em luz a psicosfera de uma nação. 
Exemplo disto foi a tragédia com o Bateau Mouche em 31 de dezembro de 1988 em que poucas pessoas foram responsabilizadas, outra é o da Boate Kiss. 
Precisamos evitar que tragédias coletivas modifiquem a psicosfera  coletiva      
(aura coletiva de uma nação) pois abre espaço para novas tragédias, epidemias e catástrofes naturais de grandes proporções. 

A justiça brasileira precisa ter esta consciência de que sua ação transcende ao mundo visível! Por clemência ao futuro do Brasil, hajam de forma mais rápida!

Marcelo Santos

BDSM- OUVIR A SI MESMO!

OUVIR A SI!

Muitos dos temas que abordo aqui, é uma leitura de um ponto, e não a posição final- quem sou eu para ser o que tem a posição final?!!! Deus na sua imensa sabedoria criou a multiplicidade dos seres para cada um no seu contexto ter a sua visão, e somadas a de outros dar a perspectiva maior! Muitos textos em construção, coloco o tema, para se alguém tiver mais tempo e condições de desenvolver , que o faça... Não haverá melindres ou ciumeira!

Este blog pode ser copiado, usado como fonte, se quiser dar os direitos autorais, ficarei agradecido, se não, sei que de alguma forma impactou quem leu.

O tema que abordo hoje, tem sido muito esquecido, pois desaprendemos a ouvir. Já dizia o mestre Rubem Alves, temos que ter um curso de escutatória...! Ensinar as pessoas a ouvirem umas as outras e a si mesmas. 


Somos a sociedade da palavra...todo mundo tem algo a dizer sobre alguma coisa, somos expert de tudo!!! Quando sabemos tudo , não sabemos nada, muitos são pessoas do achismo e do pitaco! Humberto Eco num rasgo de sinceridade e também de grosseria, abordou que as redes sociais deram voz  aos imbecis! 

Não concordo com esta posição, acho grosseira e parcial, mas muitas coisas que são escritas e ditas , deveriam ficar para a pessoa que escreveu, é desnecessário colocar, muitas abordagens são superficiais e parcimoniosas, simplesmente um conhecimento rasteiro, mas é o que temos para expressar o nosso entendimento da realidade. Contudo precisamos reaprender a ouvir.

Aprender a calar e ouvir! Difícil mas necessário, para entendermos o outro, muitas vezes o que querem é desabafar e falar... Mas precisamos aprender a ouvir! Entender quem nos fala. 

Ouvi de um psicólogo que vivemos uma época de monólogos simultâneos, cada um fala de algo em uma conversa e as pessoas imaginam que estão conversando, não ouvimos o que o outro fala, cada um fala de si e das suas lutas e desejos...Uma sociedade que desaprendeu a ouvir!

Contudo, o maior problema não é em não ouvir os outros, mas a si mesmo! Ficamos tão entretidos em ouvir e ver programas, videogames, filmes que não temos tempo para nós mesmos. Somos desconhecidos de nós... não sabemos quem somos, o que sentimos e nossos desejos... só que podemos fugir de todos menos de nós... o ser dentro de nós se manifesta seja em sonhos, em sentimentos de vazio e tristeza não temos como fugir.

Sugiro algumas dicas para se ouvir:

- Quando surgir aquela tristeza no coração fruto de alguma lembrança, se perguntar porque isto me faz sofrer, tive culpa na situação, o que posso fazer para amenizar esta dor;
- Buscar entender porque sente algumas coisas;
- Quais são os desejos em termos de sexualidade o que busca e te satisfaz, ser hetero, homo, ambos, bdsmer, age play, pet;
- O que fazer para ser mais feliz, o que fazer para ter paz no coração;
- O que é mais importante na vida, onde está o coração aí está o teu tesouro.

Temos o compromisso conosco de sermos felizes e realizados, ouçamos os outros e nos ouçamos, veremos que podemos melhorar muito a nossa qualidade de vida!

Um abraço

Marcelo Santos e Penélope Niki Pimenta

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

BDSM E A SUBMISSÃO MASCULINA!

SUBMISSÃO
(Contribuição de Marcelo Do Prado, mostrando a sua visão sobre a submissão)



Sim, sou homem e admiro muito a Supremacia Feminina! Há quem queira se aproveitar, dizendo-se submisso achando que é sexo fácil e engana-se redondamente!
Há uma responsabilidade tão grande na submissão que algumas pessoas ignoram! Por exemplo: o sub (ou a sub) tiveram um dia de trabalho duro, não tem o dinheiro suficiente para comprar aquele mimo que gostaria, está com dor de cabeça ou nas costas; mas, tudo isso desaparece na presença de sua Dona/Dono!
É capaz de defender seu Top de qualquer pessoa e sente-se ofendido quando sua Dona/Dono não está junto numa foto, além de sentir uma dor no peito na ausência de sua Dona/Dono!

A submissão é mais do que Spanking, Wax Play ou outra prática qualquer! Há de se ter confiança, cumplicidade, lealdade e saber ser obediente!
Se não houver confiança, como fará sua entrega?
Se não houver cumplicidade, como será sua relação?
Se não houver lealdade, como pretende se submeter?
Obediência é fundamental, ou pretende dizer-se submisso/submissa sem obedecer sua Dona/Dono?
Submissão é dar-se, entregar não somente o seu corpo, mas também a mente e colaborar para que o sub/a sub sejam o orgulho da sua Dona/Dono, além de sua fonte de prazer e alegria!

Marcelo Do Prado

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

CORAÇÃO BAUNILHA E PRÁTICAS BDSM! (EM CONSTRUÇÃO)

QUEM SOMOS?!


BDSM: ELECTROPLAY.

O Electroplay...
É para alguns o Santo Graal. Imagine ser capaz de com sem ninguém tocar em você ou apenas por ter sua próstata estimulada pela eletricidade, que é uma prática conhecida como eletro ordeira.
Electroplay pode tanto ser agradável ou doloroso, é tudo sobre como você quer que ele seja.
Antes de entrar em Electroplay você precisa considerar um par de coisas:
A eletricidade é um limite rígido?
Seu sub sofre de uma condição cardíaca?
É algo que ambos achamos interessante e excitante?
Estas são as perguntas que você tem que perguntar a si mesmo antes de entrar em electroplay. Se a eletricidade é um limite rígido, então não empurre esse limite. Por outro lado; É muito comum ter um medo da eletricidade como nós somos ensinados que é perigoso.
Se o sub ou o dominante tem uma condição cardíaca, então eu diria que eletroplay é um absoluto não não - Não vale a pena o risco. Pode ser bom verificar a sua saúde antes de ir para esta área, apenas para ter certeza.
Todos os dispositivos de electroplay dedicados são seguros de usar. Eles podem picar como o inferno se você quiser usá-los para a dor. Muitos dos dispositivos eróticos electroplay no mercado foram desenvolvidos a partir de equipamentos médicos e uso. A Etek-312 unidade, uma das minhas favoritas, tem formas de onda mais suave do que a unidade de E-Stim que é outra marca no mercado. As formas de onda afeta a sensação da eletricidade em relação à intensidade e nitidez. O Etek também permite que você, com o uso de software adicional, crie e envie suas próprias formas de onda. Você pode até mesmo compartilhá-los com colegas dominantes na web. Estas são algumas das coisas que eu achei favorável quando eu decidi comprar esta unidade. O Etek-312 tem dois canais, o que significa que você pode conectar dois brinquedos e atribuir sensações diferentes para cada canal, ou seja, diferentes formas de onda. Você pode, se você quiser, ligar um par de almofadas e colocá-los nas nádegas e, em seguida, ligar uma sonda vaginal ou anal para o outro canal e controlar cada anexo individualmente. Você precisa ter anexos específicos para se divertir com sua unidade de electroplay. Estes são simplesmente dispositivos que criarão um circuito elétrico que conduza a corrente em seu corpo que afeta suas extremidades do nervo. A imagem à direita mostra um par de almofadas que podem ser colocadas em qualquer lugar do corpo, mas como uma boa medida de segurança, nunca acima da cintura. Os anexos são geralmente Unipolar ou Bipolar. Pads são unipolar na maioria dos casos o que significa que você tem que colocá-los em pares para criar um circuito entre eles.

Electroplay Pads
A corrente flui entre as pastilhas através da área entre elas. Um fator de sucesso crítico ao usar almofadas é o posicionamento. Algum conhecimento da estrutura muscular do corpo é necessário para fazer a maioria deles.
As inserções anais ou vaginais são geralmente bipolares. O inserto vaginal à esquerda é um bipolar, o que significa que este anexo pode ser usado por conta própria. Existem superfícies de contato em cada lado do inserto vaginal que garante um fluxo de corrente, criando uma estimulação dos músculos vaginais. A corrente elétrica contrai ou relaxa os músculos. Os diferentes programas da unidade E-312 criam diferentes sensações com diferentes intensidades. Você precisa experimentar com os diferentes programas para encontrar o que é o mais adequado para você e seu parceiro.
Como alguns anexos são unipolares, eles precisam ser usados ​​em conjunto com outro brinquedo para criar um circuito fechado. Existem alguns aspectos interessantes com este tipo de configuração - Você pode ligar um vaginal e um anexo anal juntos para criar um fluxo de corrente entre a vagina e a área anal.

É importante lembrar de conectar os anexos corretamente, como uma configuração incorreta pode ser bastante doloroso. Eletricidade passa por seus músculos e causando-lhes a cãibra, que pode ser muito doloroso por um bom tempo.
Um acessório vaginal bipolar para electroplay. 
Costumo usar anexos e um par de almofadas, a fim de criar sensações entre diferentes áreas. A finalidade principal quando eu uso o electroplay é criar uma sensação adicionada melhor que uma dor. Você pode usar a unidade para fins correcionais, mas eu diria que os programas incluídos não são projetados para isso. Se você está procurando uma unidade que é portátil e que pode ser usado em espaços públicos, então eu recomendaria o E-302R , uma, mas menos flexível unidade de controle remoto menor.
Um acessório anal para electroplay.
Electroplay é interessante de um lado dominante, como não há sinais externos que vão dar o jogo longe para o seu submisso, aumentando a antecipação. Normalmente, quando você inflige dor através do jogo de impacto, é possível ler o dominante e preparar-se para o que está por vir. Você é capaz de perceber o movimento de um braço, e quando os olhos vendados você pode sentir o movimento do ar antes de ser atingido com um flogger. Electroplay tira muito da capacidade de construir a antecipação, como você pode afetar alguém apenas por flicking um switch. Isso ajuda o dominante a criar um novo nível de incerteza. Você também pode criar movimentos involuntários se você colocar as pastilhas e anexos corretamente. Quando você joga com eletroplay, a pessoa na extremidade receptora geralmente fica entorpecida após ser submetida a estimulação elétrica por um tempo. Para contrabalançar isso, você precisa aumentar o poder. Isso também depende do programa que você está usando.
Electroplay tem o potencial de ser usado em um monte de configurações de jogo, mas requer conhecimento e experiência para tirar o máximo proveito dela, e você só pode obter isso por jogar ao redor com ele.
Certifique-se de jogar em segurança e siga as orientações básicas.
BDSM Blogs & Resources

Postado por Hayla Grey no grupo do facebook "Universo BDSM"

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

QUEM MATOU O MINISTRO TEORI ZAVASKI?

A MORTE ACIDENTAL OU ASSASSINATO DE UM MINISTRO DO SUPREMO!


Infelizmente não gostaria de estar escrevendo este texto, pois não morre apenas um homem, mas todo um projeto de ética e de reformulação do país! 
A morte de líderes nacionais não é de hoje! Lembremo-nos de Getúlio Vargas, que após o atentado a Carlos Lacerda em Copacabana, forças políticas se uniram para o destituir do poder e o transformar de herói nacional em um corrupto na história do Brasil, a saída para preservar sua biografia foi o suicídio: "Saio da vida para entrar na história!". Outro caso emblemático foi o acidente de JK na via Dutra, um acidente que tem todos os indícios de atentado, a morte de Jango no exterior com indícios de envenenamento, a morte de Tancredo Neves, dias antes José Sarney muda de partido para ser vice do então candidato do colégio eleitoral. Tancredo morre e ele assume a Presidência da República. O impeachment de Fernando Collor de Melo e a morte do seu homem bomba- PC Farias, sua esposa e a sua amante, limpeza completa! A morte de Ulisses Guimarães, fortes indícios de atentado, mas ninguém divulgou nada. A morte de Celso Daniel então prefeito de Santo André, que nunca foi devidamente elucidada. o Toninho do PT , prefeito de Campinas morreu na mesma época de de Celso Daniel. 

Às vésperas de homologar a delação premiada da Odebrecht , em que mais de 200 políticos estariam envolvidos, da Câmara, Senado, Prefeitos e Governadores, morre o relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal. Com esta morte quem indica o sucessor de Teori será o Presidente Michel Temer um dos envolvidos nas denuncias. Ou seja, vai indicar alguém que fará "jogo de cena" e não apurar nada! Lamentável e triste!
O Judiciário vai se acovardar diante desta afronta a justiça e a liberdade?! Vai se calar diante de tanta desfaçatez?! 
A quem interessava esta morte: o PT, o PMDB, o PSDB e outros partidos?! Não tenho provas de assassinato e não teremos- pois é feito por profissionais da morte; mas a sociedade precisa mostrar que o governo é do povo, para o povo e pelo povo. Acabou! A paciência acabou! O Brasil precisa parar de ser chacota internacional e assumir o seu papel de gigante.

Desculpe-me as palavras duras mas, precisava colocar estas humildes impressões de um "acidente de avião" que abalou a legitimidade dos poderes constituídos!

Marcelo Santos

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

A FORMAÇÃO DE FAMÍLIAS BDSMERS!

FAMÍLIAS BDSMER

Começamos a viver no planeta terra um novo modelo de existência, se antes o nosso mundo era marcado por ser um local de provas expiações agora fazendo a transição para um local de regeneração- ou seja, mais alegre , mais feliz com pessoas mais evoluídas. Contudo, esta afirmação traz em si , algumas questões: Se o mundo está mudando para um lugar mais feliz, por que temos a sensação de que tudo está desarrumado? Se o planeta está mudando porque tanta violência e irracionalidade? Parece que está regredindo?

Estas perguntas são necessárias para se poder entender o que está acontecendo. Quando vou arrumar a casa de forma completa, tenho que tirar os móveis de lugar, para poder arrumar e limpar de forma satisfatória, limpar debaixo dos armários, tirar a poeira do ventilador... A mesma coisa acontece no caminhar da história, para modificarmos a antiga estrutura é necessário limpar, arrumar o que está escondido. É só verificar o combate a corrupção que está em todo o mundo: Brasil- Lava-Jato,
Coreia do Sul- a presidente Park Geun-hye foi afastada da presidência pelo Congresso por tráfico de influência, nos EUA a informação de uso de e-mails pessoais usados pela candidata Hillary Clinton foi decisivo para a sua derrocada, a FIFA entidade que parecia estar acima da lei, teve suas contas devassadas mostrando um mar de corrupção, a Russia teve a suspensão dos seus atletas por causa de uso de substâncias proibidas... e outras situações! A rearrumação está acontecendo!

Na questão moral, maior tolerância para com as novas famílias que surgiram. Se antes a sociedade só entendia família , como sendo homem, mulher e filhos e considerava ilegitima outra forma de relacionamento, hoje não mais, a família pode ser: homem- mulher, homem e filhos, mulher e filhos, duas mulheres, dois homens, duas mulheres e um homem , uma mulher e vários homens e mulheres...ou seja a combinação é múltipla e infinita.

Na área do BDSM não é diferente, muitas famílias foram formadas, Dominador e sua submissa, Domme e seu sub , Dom e subs, Domme e subs homens e mulheres. É possível ter uma relação estável sendo Bdsmer, onde a negociação foi feita e há respeito, amor- pois uma relação estável precisa de amor, senão fica insuportável! Como o casal vai se relacionar com outras pessoas e a sua família é algo que compete ao casal. O mundo está saindo do vazio da mediocridade e intolerância para entrar em um momento de tolerância e novas realizações.

Caso você busque uma relação estável , não desista, existem pessoas legais e prontas para viverem não só um momento, mas uma vida ao seu lado! Procure! Não é fácil, mas é possível! Uma vez ouvi que os similares se atrem e já dizia um escritor: "O Universo conspira a favor dos bons!"


Boa sorte!

Marcelo Santos e Penélope Niki Pimenta

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

TEXTOS ACADÊMICOS!

NOVAS TESES, MONOGRAFIAS COLOCADAS NESTE BLOG RELACIONADAS AO BDSM (ver os textos completos na página textos acadêmicos)


TEXTOS ACADÊMICOS

1. Comunidades imaginadas: um olhar sobre comunidades políticas a partir de mulheres que se relacionam com mulheres no meio BDSM. Regina Facchini.  Revista Pensata  p1-32. 


2.Praticamos SM, repudiamos agressão”: classificações, redes e organização comunitária em torno do BDSM no contexto brasileiro
Facchini, ReginaMachado, Sarah Rossetti  - 
C de Ciências Sociais, GZ de Carvalho - academia.edu
RESUMO Este trabalho com como objetivo estudar as relações BDSM no contexto de
Campo Grande/MS a partir de três categorias selecionadas através do discurso dos
interlocutores, as mídias digitais, a questão da confiança e a discussão da transgressão 

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

BDSM: PARA UMA TEOLOGIA DO CORPO! ( Em construção)

TEOLOGIA DO CORPO!



BDSM: A EXPLOSÃO DA SEXUALIDADE FEMININA!

A REPRESSÃO POTENCIALIZA O QUE FOI REPRIMIDO.


Tive um professor da cadeira: "História do Cristianismo", em que dizia: "A repressão cria monstros!"
Abordava ele os anos da repressão da razão principalmente na Idade Média, quando numa reação de muitos mosteiros, se escondiam livros de filósofos e pensadores, para não irem para a fogueira. Muitos desenhos medievais, eram na verdade mensagens cifradas de pensamentos, idéias e descobertas, desconhecidas da humanidade e principalmente da "Santa Madre Igreja!"

Precisamos redescobrir a capacidade de enxergar e ler estas imagens, decifrando muita coisa. Dois livros que abordam , o primeiro a reação de muitos mosteiros a repressão da Igreja: " O Nome da Rosa!".
O segundo desvendando uma possível descendente de Jesus, buscando no quadro de Da Vinci- A Última Ceia, respostas: "Código Da Vinci." Ou seja, por mais que as instituições, o tempo seja de repressão, o ser humano
encontra saídas para se proteger e conseguir perpetuar a sua história!


Por que abordei estes dois momentos da história e a necessidade de releitura da arte para entendermos muito da nossa história? Porque a maior história que o ser humano tem é da sua sexualidade. O nome da rosa é na interpretação de muitos a sexualidade livre e alegre, reprimida pela Igreja e que se manifesta de forma sutil e também violenta. Humberto Eco era um semiologista, seus textos são extremamente polissêmicos- possuem múltiplas interpretações. A história da sexualidade é o que moveu a história humana de forma mais forte até do que a busca pela racionalidade, pelo pensamento- somos mais instintos do que razão! 

Neste pequeno texto quero levantar a questão para outros poderem se aprofundar e quem sabe dissertar sobre o tema: A repressão da sexualidade feminina durante a história fez a mulher assumir uma dupla aparência, recatada mãe de família, aceita e amada na sociedade e devoradora de homens, uma fêmea em busca de saciedade, diferentemente do homem que assumiu a característica de predador em todo o tempo da sua existência. 

Tinha o provedor que dava garantias a família, aos filhos. Internamente, pois nem todas tinham coragem de ir adiante, uma mulher insaciável com desejos intensos e sem barreiras. Relegava a felicidade a uma existência confortável, ou tinha uma vida dupla. 

Muitas mulheres foram presas, espancadas e até queimadas, por terem uma vida dupla e diziam estar possuída pelo diabo, como forma de se livrar da culpa e não perder a família.

Quando teve a oportunidade de se libertar das amarras- medo de relações que poderiam engravida-la, medo da repressão masculina- nos anos 60 mostrou quem era, uma pessoa forte, determinada, dona de si e dos seus desejos! Agora fazia a história, não era passiva , mas dominava o seu caminho. Se desejava ser submissa era por desejo seu, se dominante da mesma forma. 


Em uma época em que todos criticamos e muitos de forma romântica e saudosista, sonham com o passado, hoje temos liberdade de ser quem somos, assumir nossos desejos sem medo de prisão ou morte!

Vivamos o presente e construamos o futuro com mais tolerância e liberdade!



Marcelo Santos e Penélope Niki Pimenta

Indico esta palestra, com a filosofa Marcia Tiburi1: O Mito do Sexo.










segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

MORRE AOS 91 ANOS ZIGMUNT BAUMAN

O SOciólogo e filósofo polonês Zygmunt Bauman, criador do conceito de modernidade líquida e considerado um dos principais intelectuais do século XX, morreu nesta segunda-feira (9) em Leeds, na Inglaterra, aos 91 anos, informou o jornal "Gazeta Wybocza". A causa da morte não foi divulgada.


terça-feira, 3 de janeiro de 2017

MUDANÇA DE ANO, O QUE NOS ESPERA!

 O QUE NOS ESPERA EM 2017!


Uma necessidade do homem e da civilização é a do recomeço. Quando dormimos, sonhamos, nos desdobramos, e acordamos, o outro dia traz-nos uma sensação de algo novo, com novas possibilidades. O mesmo acontece com o final do ano, os fogos, as bebidas a euforia- muita endorfina e adrenalina lançada no sangue- por isso a sensação de ressaca e cansaço quando passa, mesmo para quem não bebeu. O ano novo sempre é um momento de planos e projetos: emagrecer, malhar, trocar de carro, para alguns encontrar um bom emprego ou novo emprego, um relacionamento satisfatório, ou se reconciliar, muitas expectativas!

Em termos de análise de conjuntura o que temos? A posse e o início do governo de Donald Trump, já mostrando uma guerra comercial e econômica com a China, o recrudescimento em relação aos imigrantes nos E.U.A, uma mudança nas relações econômicas e diplomáticas dos Estados Unidos com a América Latina. 

No Brasil o avanço das investigações da Lava- Jato com a prisão de personalidades conhecidas da política: Renam Calheiros, Lula...

Investigação levando mais pessoas a prisão do alto escalão político e do Judiciário do Rio de Janeiro. Volta das grandes manifestações de rua. Melhoria do emprego e do crescimento econômico, controle da inflação. Novas doenças transmitidas pelo mosquito, e o alerta mundial em relação ao Brasil. Vinda de mais imigrantes Sírios para o Brasil, Acordos com a União Européia para receber uma grande quantidade de imigrantes.

No universo BDSM. Novo filme da trilogia 50 Tons, aumento de pessoas curiosas em relação ao BDSM, buscando entender e vivenciar a "Cinderela Pós-Moderna" dos 50 Tons. Uma melhoria em termos de conteúdo e da pesquisa em torno deste estilo de vida, com textos acadêmicos bem escritos e troca de informações entre os pesquisadores ( um ideal ). Novos livros sendo escritos sobre este tema.

Em termos espirituais. Mudança de paradigmas em nosso país, muitas encarnações de pessoas extremamente evoluídas preparando a nossa nação para a missão que ela foi destinada, ser o coração do mundo, com isto melhoria da psicosfera coletiva (aura coletiva) diminuindo muito o negativismo tão impregnado em nosso povo.

Em termos pessoais projetos que tenho, comprar o carro que quero a anos, dar mais aulas, trabalhar mais, me relacionar com uma sub que leve a sério o estilo de vida que abracei, me aperfeiçoar no shibary.  Viajar para a França e Alemanha. Aprimorar minha técnica de Muay Thay.

Todos temos expectativas e sonhos, lutemos para conseguir , mas caso não aconteça...tem o outro ano!

Um abraço

Marcelo Santos Marcinha Mahlice