A ÉTICA EM UM PAÍS QUE ESTÁ SENDO PASSADO A LIMPO!
Em uma época em que lutar pela liberdade, e se dizer de esquerda era um crime, onde os porões da ditadura estavam repletos de pessoas sendo torturadas, só porque defendiam um país livre, em que as posições de esquerda pudessem ser divulgadas, houve um homem que enfrentou este sistema- Dom Paulo Evaristo Arns. Cardeal da segunda maior Arquidiocese do Mundo a de São Paulo, enfrentava o sistema político com uma Igreja libertária- não fundamentalista escravizante!
Representava direitos humanos- tão distorcida nos dias atuais; a liberdade, a ética e a fé. Não simplesmente um homem, representava a Igreja, que se opondo aos desmandos do Estado totalitário, o questionava e o fazia ruir!
Uma pessoa pode fazer a diferença!
A morte de Dom Paulo, como também de sua irmã Zilda morta em um terremoto em Porto Príncipe em 2010, mostram que é possível lutar contra as injustiças e fazer o bem.
Dom Paulo representa a esperança, de que em meio as trevas da injustiça e da maldade, existe luz, representa a ética o amor e o respeito pelos mais humildes.
Em um país que sofre de insensibilidade com os mais simples, a morte dele representa , não a morte da esperança mas lembrar porquê lutou e venceu! Representa a vitória da vida contra as forças da opressão e da morte.
Se antes lutávamos contra fuzis e baionetas, agora lutamos contra canetas e conversas espúrias. Se antes a prisão de inocentes e tortura, hoje morte de muitos sem direito a saúde , segurança... morrem na fila dos hospitais ou assassinados em frente as suas casas, fruto de desvio de milhões por pessoas inescrupulosas e covardes que estão com os seus covis nas Câmaras de poder. Se antes doía ver um jornalista preso , hoje doi ver uma criança sem futuro, pois a educação que tem acesso é de péssima qualidade!
Dom Paulo não morreu, o seu corpo parou simplesmente, mas os seus ideais de fé , liberdade e opção pelos pobres estão vivos e presente em cada um de nós.
Não deixemos que morra a certeza de que podemos fazer a diferença, por pior que seja a situação!
Marcelo Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário