QUEM É O HOMEM!
O ser humano através de milhões de anos de evolução, chegou ao patamar da racionalidade, contudo temos dentro de nós a memória biológica destes milhões de anos, elaboramos análises das mais profundas, mas também agimos de forma irracional, ilógica. Somos uma mistura de luz e trevas, razão e irracionalidade.
Somos produto de milhares de anos de evolução. Nestes milhares de anos, o cérebro humano , como nós o conhecemos hoje, foi se formando das partes mais profundas- complexo reptiliano, para as mais evoluídas, o neocortex.
Alguns filmes para facilitar o estudo deste fascinante assunto:
Nesta divisão em três partes do cérebro humano; O neocórtex- responsável pelo pensamento racional; a parte límbica: que trata das emoções e sentimentos; e o complexo reptiliano; que lida com os instintos e pulsões mais primitivas. O neocórtex é o estágio evolutivo em que nos encontramos, marcado pela racionalidade, já o sistema límbico, seria o cérebro dos mamíferos, onde se localiza s emoções - a psicopatia seria uma deficiência de comunicação nesta parte do cérebro, impossibilitando o indivíduo de ter emoções e sentimentos. Já o complexo reptiliano, trata dos instintos mais primitivo e do sistema nervoso autônomo, ele é o cérebro dos repteis, dos animais irracionais. A função do complexo R é manter-nos atentos e sobrevivermos ao ambiente onde estamos vivendo. Tem como característica a sobrevivência, por isso lida com a fome, sede, a sexualidade, agressividade e o medo. As três partes trabalham em paralelo, o ideal é que o neocórtex predomine sempre, mas muitas vezes é o reptiliano que é o preponderante, quando esta parte é a preponderante em alguns momentos ou por muitos, significa ações irracionais e marcadas por extrema violência. O complexo reptiliano é a parte predadora do homem.
Características do complexo reptiliano:
- Agressividade, necessidade de sobrevivência;
- Fome e sede é regulada por esta parte;
- A parte das crenças e rituais;
- O respeito a hierarquia- característica primitiva de respeitar o alfa;
- Ele não lida com palavras , mas com símbolos;
- Aceitação de condicionamentos;
- Ordens sem questionar como os animais condicionados ao poder , a obedecer;
- Insensibilidade, o importante é a sobrevivência;
- Controla o sistema nervoso autônomo, atos involuntários.
COMPORTAMENTOS IRRACIONAIS EM NOSSO TEMPO.
A partir desta análise feita podemos entender algumas reações em nossa sociedade, como a aceitação de religiões que apelam para a irracionalidade, a violência explodindo em nosso mundo, a necessidade de obedecer ritos, normas e pessoas, a aceitação de condicionamentos sem racionalizar como modificá-los, os símbolos que povoam o nosso inconsciente .
Somos seres tripartidos- irracionais, emocionais e racionais, e esta comunicação nem sempre é tranquila em nosso ser, uma sempre sobressai sobre as outras.
Na sexualidade humana e no BDSM o complexo reptiliano se encaixa como uma luva, a agressividade sendo canalizada na sessão, a necessidade de hierarquia- Dom/sub; alguns assumindo a posição de um animal- pet: necessidade de obediência e condicionamento. Temos muito a estudar a mente humana, mas não podemos esquecer nunca, somos animais!
Alguns filmes para facilitar o estudo deste fascinante assunto:
- https://www.youtube.com/watch?v=sqTgl3o_TW0
- https://www.youtube.com/watch?v=_ilrE0ab5-U
Marcelo Santos e Julia Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário